Pensar a cidade com os pés nos territórios

Neste sábado (09) foi iniciado, em Curitiba (PR), o curso Direito à Cidade, Políticas Públicas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Dirigido a lideranças comunitárias, extensionistas e demais defensores(as) de direitos humanos, a formação presencial abordará temas como produção do espaço, moradia e informalidade, raça, gênero, criminalização e processos de resistência, conflitos socioambientais, entre outros. O curso distribuído ao longo de cinco encontros ainda prevê visitas às áreas de ocupações em Curitiba e Região Metropolitana.

O primeiro encontro contou com a mediação de Andrea Braga (Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR), Elisa Siqueira (Observatório das Metrópoles) e Alexandre Pedrozo (Mobiliza). No período da tarde as e os participantes participaram de uma visita guiada pela professora aposentada do Departamento de Geografia da UFPR, Olga Firkowski, por áreas da capital paranaense, como a Fazenda Rio Grande, Cidade Industrial de Curitiba e Ecoville.

O curso é uma construção conjunta da Terra de Direitos, Instituto Democracia Popular, Observatório das Metrópoles, Universidade Federal do Paraná, Núcleo Direitos Humanos da PUC/PR; os movimentos MST Paraná, MPM Paraná; em parceria com Fórum Reforma Urbana, Habitat ONU Brasil  e do CDES Direitos Humanos.