OFICINA DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA EM CO-CRIAÇÃO COM COMUNIDADES.
26/06/2024
A oficina aconteceu na terça, 25 de Junho, ministrada por Beatriz e David Ramos, integrantes da equipe URBINAT da cidade do Porto - Portugal. A convite do Instituto Democracia Popular e mandato do deputado estadual Goura.
Durante a oficina tomamos conhecimento das metodologias, etapas, desafios e resultados do Projeto Corredor Saudável do Porto, realizado entre 2018 e 2023. O projeto do URBiNAT tinha como objetivo envolver os cidadãos locais para criar em conjunto um Corredor Saudável integrando os bairros do Cerco, Falcão, Lagarteiro e outros bairros da região.
A intenção da oficina era de formação interna visando a estruturação de possíveis projetos de planejamento territorial comunitário na região sul de Curitiba. Tendo como premissa o envolvimento das comunidades locais, na oficina esteve presente o Professor Everton, ambientalista e diretor da escola estadual da regional do Alto Boqueirão.
A troca de experiências realizadas na oficina foi de extrema importância, tanto para conhecermos o que foi feito em Portugal, como para potencializarmos iniciativas já realizadas pelo IDP e pelo mandato do deputado Goura, dando início a estruturação de um projeto comum.
GLOSSÁRIO!
URBINAT:
O projeto URBiNAT faz parte do programa Horizonte 2020 que a co-criação de corredores saudáveis como "motores" para a regeneração de bairros de habitação social em cidades europeias. Através de NBS social, ambiental e com potencial de mercado.
NBS ou SbN
Soluções baseadas na Natureza (SbN) são ações inspiradas e apoiadas na natureza, que proporcionam, simultaneamente, benefícios ambientais, sociais e econômicos e, ainda, ajudam a criar resiliência para o enfrentamento dos desafios relacionados a mudanças climáticas, disponibilidade de recursos, qualidade ambiental e questões socioeconômicas, em escalas diferentes e interconectadas (EUROPEAN COMISSION, 2021).
Co-criação:
A cocriação é uma abordagem estratégica que envolve reunir todas as partes interessadas para trabalharem juntas na criação de um produto, serviço ou solução.
No Urbinati o processo de co-criação é organizado em 4 fases: co-diagnóstico, co-projeto, co-implementação e co-monitorização, onde os cidadãos são convidados a participar em diversas atividades, oficinas e eventos públicos trazendo a sua experiência e conhecimento.
LINKS:
https://urbinat.eu/cities/porto/