Logo_Mobiliza

Mobiliza Curitiba

A Frente Mobiliza Curitiba é formada por mais de 26 movimentos sociais, sindicatos, entidades, coletivos e cidadãos, comprometidos com um projeto de cidade que promova justiça social e igualdade de acesso a bens e serviços. Tem como objetivo acompanhar, propor e monitorar conteúdos e processos relativos ao Plano Diretor de Curitiba. 

O Instituto Democracia Popular acompanhou a Frente Mobiliza desde seu início em 2013, período que antecedeu a última revisão do Plano Diretor da cidade. O processo participativo e a incidência da frente no Plano foi objeto da publicação O mito do planejamento urbano democrático: reflexões a partir de Curitiba. 

A atuação da frente teve como destaque nos últimos dois anos a atuação em defesa da pauta da criação de uma Secretaria de Habitação no município de Curitiba, em especial, nas eleições de 2020 buscando sensibilizar as candidaturas pela importância de instâncias adequadas para tratamento da moradia popular na cidade. Além disso, a frente Mobiliza integra a Campanha UOH!