curso-de-extensao-em-economia-do-trabalho-e-sindicalismo

Curso de Extensão em Economia do Trabalho e Sindicalismo

No ano de 2016, a parceria com o CESIT originou a construção do Curso de Extensão em Economia do Trabalho e Sindicalismo, com certificação da Unicamp, que promoveu a formação acadêmica de dirigentes sindicais e dos movimentos sociais. Foram dez módulos mensais de estudo, no período de agosto de 2016 e junho de 2017, com aprofundamento em leituras, atividades mensais de avaliação e a produção de um artigo final no contexto do curso.

As temáticas selecionadas tiveram a finalidade de realizar uma discussão contemporânea nas áreas de economia, globalização, mercado de trabalho, políticas e estrutura social, relações de trabalho e sindicalismo. O enfoque nas aulas combinou uma análise das características do capitalismo contemporâneo e suas implicações no Brasil.

O curso teve por principal objetivo possibilitar a formação de dirigentes sindicais e populares; aproximar a classe trabalhadora, lideranças populares e os pesquisadores da área, como forma de capacitação, aperfeiçoamento e, também, criação de um espaço plural de debates. A turma foi composta por 50 alunos, extremamente heterogênea, com interessados de várias categorias: petroleiros, bancários, metalúrgicos, profissionais da área de alimentos, jornalistas, estudantes e advogados.