alianca-pela-legalizacao-das-moradias-alm

Aliança pela Legalização das Moradias (ALM)

Desde 2014, o Instituto Democracia Popular (IDP) atuou junto a um grupo de associações de moradores para a criação de uma composição em aliança pela busca de uma demanda comum da regularização fundiária urbana. A intenção da iniciativa foi promover a articulação dessas forças populares, que culminou na criação da Aliança pela Legalização das Moradias (ALM)

As reuniões coletivas tiveram como resultado inicial a constatação que os problemas para regularização fundiária nos diversos bairros eram comuns a todas as famílias. As estratégias coletivas constituíram, então, essa aliança entre 28 associações de moradores, que se tornou canal direto de representação na negociação com o município de Curitiba. 

A articulação começou com abaixo-assinado pelo acesso gratuito às regularizações fundiárias. Em 2015, a Aliança continuou suas atividades com reuniões periódicas e a realização de um ato público, realizado em 22 de junho, propondo estabelecer diálogo com o município de Curitiba sobre regularização fundiária. Mais de 150 pessoas participaram da manifestação. 

A mobilização ganhou força e fomentou a construção de Grupo de Trabalho com participação ativa junto a outras instituições como órgãos municipais e Ministério Público, com os moradores da comunidade sendo reconhecidos como agentes nesse processo. 

Em setembro de 2015 foi realizada a primeira reunião do GT na prefeitura e a Aliança foi apresentada no Fórum Nacional de Reforma Urbana.